início     quem somos     fundamentos     paisagens partilhadas/territórios educativos     fale conosco

projetos     universidade livre e colaborativa     territórios de interesse da cultura e da paisagem     ensino     apoio

proposta pedagógica

tabacaria, uma filosofia de aprendizagem

disciplinas e cursos:
2017
2016     2015     2014     2013     2012     2011     2010     2009     2008     2007     2006     2005     2004     2003     2002     2001

GRADUAÇÃO + PÓS-GRADUAÇÃO + EXTENSÃO
PROJETOS + DISCIPLINAS + CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE CONHECIMENTOS

"Imagino na entrada das universidades um monumento aos alunos sem nome dos ciclos básicos. Seguramente acompanhado do monumento aos professores sem nome. Estas são pessoas muito importantes, às quais não se dá importância alguma, senão quase que só numérica, no país. Esse monumento tem muita razão de ser, e é invisível, como os humanos aos quais é dedicado. É construído com ideias e afetos, com ações e experimentações. Tem uma espacialidade que se estende como uma respiração através de todos os meandros da instituição, reanimando as pessoas que estão sedentas de ar puro. Não com matéria, nem certificados, nem com registros. É criado animado por um espírito livre, como um sopro quase imperceptível, como passa imperceptível a multidão à qual se refere (dezenas de milhões!). Este monumento sem nome, deve nos lembrar uma espiral em busca da sua verdade com e diante dos outros, solidária: aprendizado."
Euler Sandeville Jr. Paisagens Partilhadas. São Paulo: Tese de Livre Docência, FAU USP, 2011.

^ retornar ao início da página

uma proposta de Euler Sandeville Jr.

leia em "sobre" a Licença de Uso ↑ do material deste sítio
cite o conteúdo que utilizar deste sítio conforme indicado em cada artigo ou veja aqui modelo ↑ geral
utilizamos na edição deste sítio software livre
Entre em contado conosco ↑