início     quem somos     fundamentos     paisagens partilhadas/territórios educativos     fale conosco

labcidade     núcleo estudos da paisagem     paisagem e participação     um longo percurso     pesquisadores     áreas das ações









O LabCidade tem como foco de atuação o acompanhamento crítico das políticas públicas, das transformações da paisagem e das transformações sociais em suas diversas escalas e diferentes processos, contando com dois núcleos de ensino, pesquisa e extensão:

  • Núcleo de Estudos da Paisagem (neste site), coordenado pelo professor Euler Sandeville ↑.
  • O objetivo central do Núcleo de Estudos Paisagem é pensar criticamente processos colaborativos de construção de conhecimentos e solução de problemas entendendo a paisagem como experiência partilhada e construção social (incluindo suas dinâmicas socioamententais e ecológicas), buscando a construção colaborativa de projetos e programas de construção de conhecimentos e políticas com instituições públicas, coletivos e moradores, com foco em São Paulo.

  • Núcleo Espaço Público e Direto à Cidade ↑, coordenado pelas professoras Raquel Rolnik ↑ e Paula Santoro ↑
  • O objetivo central do Núcleo Espaço Público e Direito à Cidade é o acompanhamento crítico das políticas urbanas e habitacionais, particularmente em São Paulo e ​em outras regiões metropolitanas brasileiras assim como a intervenção direta no debate público a respeito das mesmas e ações desenvolvidas em r​e​de com parceiros, tanto com grupos de pesquisa ​de outras universidades do país, como com ONGs, coletivos, escritórios modelo e de assist​ência técnica​, entre outros​.

O laboratório foi criado em 2009 pela união do Laboratório Gestão e Projeto do Espaço - Lab Espaço, criado em 2005 a partir do Núcleo de Estudos da Paisagem e da Cultura (NEP), com o Núcleo Espaço Público e Direito à Cidade, criado pela professora Raquel Rolnik. Entre 2009 e 2015 o LabCidade foi cooordenado pelo Prof. Euler Sandeville e pela profa. Raquel Rolnik e a partir daí pelas professoras Raquel Rolnik e Paula Santoro, retornando o prof. Euler Sandeville em 2018 ao laboratório e reativando o núcleo de Estudos da Paisagem no laboratório.




      

^ retornar ao início da página


uma proposta de Euler Sandeville Jr.


leia em "sobre" a Licença de Uso ↑ do material deste sítio
cite o conteúdo que utilizar deste sítio conforme indicado em cada artigo ou veja aqui modelo ↑ geral
utilizamos na edição deste sítio software livre
Entre em contado conosco ↑